terça-feira, 16 de março de 2010

"Égua!" o que significa esta expressão?




Algumas pessoas comparam a expressão "Égua" como se fosse uma "vírgula" do paraense. Ela serve pra quase todo o tipo de situação. Esta expressão é usada por todo bom paraense entre mil e uma palavras do vocabulário papa-chibé. Por isso, num diálogo com um paraense é comum ouvirmos a expressão bem mais de uma vez. Ao falar "Égua" o paraense quer expressar situações de espanto, admiração, felicidade ou até mesmo raiva. Pois é, são muitos os sentimentos que a expressão revela dependendo de cada situação onde é empregada.

Então, esqueça aquela história de que "Égua" é a mulher do cavalo, ok? No Pará, a expressão significa muito mais do que este substantivo. Como vocês já perceberam, "Égua" pode exprimir muitas coisas boas! Para você turista a equipe do Ver-o-Peso da Arte fez questão de enumerar alguns exemplos e lhe ajudar a entender a questão desta expressão típica do povo paraense:

- Égua, que mulher bonita! (Admiração);

- Égua, saudades de você! (Surpresa);

- Égua, eu nem acredito que consegui! (Felicidade);

- Égua, que susto! (Espanto);

- Égua, eu não agüento mais! Vou pedir demissão. (Raiva);

- ...Entre vários outros exemplos...




7 comentários:

  1. Expressão "ééééégua" é originalmente da cidade de Joinville-SC, onde todos os residentes falam essa expressão para tudo, em todos os momentos. A origem se dá a um antigo padeiro, que saia pela cidade em sua carroça vendendo seus produtos. Sempre que precisa fazer sua carroça andar, ela gritava "éééééégua", para que seu bichinho puxasse a carroça. Agora, como essa expressão foi parar em Belém, é uma grande dúvida!

    ResponderExcluir